A bailarina portuguesa Teresa Alves da Silva conquistou o 1.º prémio do 13.º Internationales Solo-Tanz-Theater Festival, que encerrou domingo em Estugarda, anunciou hoje a TOK´ART, plataforma de criação de dança contemporânea e artes performativas.
De acordo com a mesma fonte, a bailarina foi escolhida entre dez finalistas dos 20 que participaram neste festival internacional, oriundos, entre outros países, dos Estados Unidos, Polónia, Alemanha, China, Hungria, Barbados, Canadá, Espanha, Finlândia, Japão, Grécia e Senegal.
Teresa Alves da Silva estreou neste concurso a obra "The Lake", do coreógrafo André Mesquita, que também arrecadou o 3.º prémio de coreografia.
O júri do concurso foi composto pelos coreógrafos Olga Roriz, Daniela Kurz e Philip Taylor e pelos bailarinos Sónia Santiago, ex-solista do Ballet de Suttgart, e Ville Sormunen, director artístico da Companhia de Dança de Helsínquia.
A TOK´ART foi criada em 2006 por Teresa Alves da Silva e André Mesquita, directores artísticos, com o objectivo de desenvolver projectos artísticos e educativos que têm sido apresentados em Lisboa, Cartaxo, Setúbal e Bragança.
Teresa Alves da Silva, 31 anos, foi bailarina da companhia CeDeCe até 1997, ano em que passou a integrar o Ballet Gulbenkian, sob a direcção de Iracity Cardoso, onde interpretou coreografias, entre outros criadores, de Jiri Kylián, Ohad Naharin, Rui Horta, Itzik Galili, Jan Kodet, Olga Roriz, Rodrigo Pederneiras e Vera Mantero.
Em 2003 passou a fazer parte do elenco da companhia italiana Aterballetto, sob direcção de Mauro Bigonzetti, tendo regressado ao Ballet Gulbenkian em 2004 como bailarina principal, sob direcção de Paulo Ribeiro.
André Mesquita, 29 anos, também integrou a CeDeCe e foi bailarino estagiário na Companhia Nacional de Bailado (CNB) sob direcção de Jorge Salavisa e Luísa Taveira.
Foi ensaiador e professor na Companhia de Dança de Almada, passando, a partir de 2004, a integrar como solista o elenco artístico da Tanz Kompanie Hildesheim, na Alemanha, sob a direcção de Carlos Matos.
André Mesquita vai concorrer entre 18 e 21 de Março no projecto Uncontainable 2, do Ballet Nacional da Flandres, tendo sido um dos cinco jovens coreógrafos seleccionados entre cerca de uma centena de candidatos.