A Entidade Regional de Turismo do Algarve anunciou hoje que está disponível para dar um exemplar de um cão d'água da Ria Formosa, nascido no Algarve, ao presidente eleito dos EUA, Barack Obama, caso este opte pela raça portuguesa.
O novo chefe de Estado norte-americano, Barack Obama, veio a público dizer, recentemente, que o próximo animal de estimação a ir viver para a Casa Branca será um cão d'água, uma raça portuguesa, ou um Labradoodle - uma mistura do Labrador Retriever e de um Poodle comum -, ambos de porte médio.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente do Turismo do Algarve, António Pina, explicou que depois de tomar conhecimento dos desejos do presidente Barak Obama tomou providências para que pudesse ser entregue um exemplar da raça portuguesa na Casa Branca caso a escolha do canídeo recaia sobre a raça cão d´água.
"Estamos disponíveis para ir até aos EUA entregar em mão um cachorrinho d'água e se o presidente dos EUA pedir uma sugestão de nome vamos sugerir o nome 'Algarve'", adiantou António Pina.
A embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) já foi contactada pelo Turismo do Algarve e o embaixador reagiu de forma entusiasta à oferta, tendo prometido fazer todas as diligências em Washington para obter uma resposta positiva da família Obama", lê-se num comunicado de imprensa divulgada ao final desta tarde pelo Turismo do Algarve.
O hipotético cão de Barak Obama e da família - sua mulher, Michelle, e as filhas, Sasha, de sete anos, e Malia, de 10 anos - ainda não nasceu, mas a mãe do cachorro vive no Parque Natural da Ria Formosa, em Olhão, chama-se 'Coral', é campeã de beleza de cães d'água e estás prestes a engravidar.
"É da ninhada da 'Coral' da Ria Formosa que pode nascer o futuro inquilino de quatro patas da casa branca", disse à Lusa Carla Peralta, dona da 'Coral' e criadora de cães d'água.
O cão d'água é considerado pelos peritos um óptimo cão de guarda, lutador, bom companheiro, dócil e cuidadoso com as crianças.
É na região do Algarve que se encontra o maior número de exemplares de cães d'água de Portugal, existem cerca de 3.000.
É, no entanto, nos EUA que existe a maior parte de cães da raça portuguesa, um fenómeno desencadeado pela actriz Deyanne Miller, que aparecia em fotografias com um cão d'água comprado a Conchita Citron, a primeira portuguesa a tourear naquele País e que popularizou a raça.
Durante a expansão marítima portuguesa, o cão d'água servia de companhia nas viagens marítimas dos navegadores portugueses e até aos anos 70 auxiliava a comunidade piscatória portuguesa a identificar cardumes de peixe, detectar tubarões e servia de estafeta entre embarcações com mensagens ou objectos.
O cão d'água, que já esteve ameaçado de extinção, apresenta um porte médio de 55 centímetros, pode atingir os 20 quilos, tem um pelo especial que cresce continuamente provocando menos alergias e possui uma membrana interdigital desenvolvida para nadar melhor.
Barak Obama toma posse dia 20 de Janeiro, a próxima terça-feira.