domingo, 17 de maio de 2009
Norwegians celebrate in Moscow
The smart money had long been on Norway to snatch victory in Eurovision 2009 - although many had assumed it would be a hard-fought contest with at least five other countries in the frame.
But in the end, 23-year-old violinist Alexander Rybak romped home with his simple, high-energy song Fairytale - taking a record 387 points, way ahead of nearest rival Iceland.
Rybak, with his troupe of acrobatic dancers and quintessentially blonde backing-singers, raced into the post-results press conference, jumped onto the podium and gave another breathless performance of the winning ditty - just in case anyone had missed it the first (or second) time round.
The assembled Eurovision press corps - more participants than critics - yelped with joy and congratulated him personally before lobbing him some exquisitely easy questions.
Rybak, bubbling with fresh-faced innocence, said he knew he'd been the favourite to win in Moscow but was modest about the scale of his victory.
"I still think I am far from being the best singer in the competition tonight," he said.
"But I had a story to tell and I guess people liked that story."
He wrote the song himself and, as he admitted, simplicity is the formula for Eurovision glory.
So now a record deal and a tour await the Norwegian fiddler who was born in Belarus and speaks fluent Russian.
His euphoria was matched by the European Broadcasting Union official hosting the press conference, who proclaimed Moscow 2009 as the best Eurovision Song contest there'd ever been, with the strongest line-up of finalists.
Quatro países querem curso criado por português nos EUA
"Não lhe posso dizer as universidades específicas, porque isso iria contra a ética, penso eu. Há universidades interessadas nos EUA, no Reino Unido, na Austrália, no Brasil. Vai-se falando, vai-se estudando as propostas, e depois então se poderá dizer mais qualquer coisa", afirmou Carlos Oliveira à agência Lusa.
Este curso sobre a possibilidade de vida extraterrestre tem a duração de um semestre e é destinado a "alunos que já têm pelo menos dois anos de licenciatura", mas pode ser frequentado por estudantes de outros graus.
"Como é 'upper division', isso quer dizer que os alunos de mestrado e doutoramento também se podem inscrever e temos cerca de 10 por cento de alunos todos os semestres que já têm licenciatura concluída", 30 por cento de áreas científicas e 70 por cento de áreas não científicas, referiu.
O funcionamento do curso foi explicado pelo próprio Carlos Oliveira num artigo recentemente publicado na revista International Journal of Astrobiology, intitulado "Aliens are us. An innovative course in astrobiology" (Extraterrestres somos nós. Um curso inovador em astrobiologia).
O docente realçou que "o curso neste momento está muito mais direccionado para o pensamento crítico em geral do que na altura em que o 'paper' [artigo] foi escrito.
"O curso vai muito mais longe do que a simples ideia de extraterrestres. Existem várias actividades (praticamente todas) que promovem o pensamento crítico e algumas delas nem têm a ver com extraterrestres", referiu, dando como exemplo "ideias disparatadas sobre o Homem não ter ido à Lua"
"O que o curso pretende é avaliar a argumentação científica, ou seja, lógica e racional, dos alunos. Esta é uma das razões para a existência de alunos das mais diversas áreas, incluindo, por exemplo, administração pública, negócios, educação e jornalismo", acrescentou.
Carlos Oliveira explicou que "o curso promove uma imaginação muito mais além do que aquela que se vê em Hollywood, na TV, e até por vezes na ciência".
Licenciado em Astronomia, Carlos Oliveira prevê concluir em Dezembro o doutoramento em Educação para a Ciência, com especialização em Astrobiologia.
"Tudo aponta para que exista vida extraterrestre", afirmou Carlos Oliveira, salientando que também tudo apontava para a existência de planetas extra solares (exoplanetas) antes de eles começarem a ser descobertos.
"O ensino da astrobiologia é vital na sociedade do século XXI", disse o docente, destacando a ligação desta área a outras ciências, como a astronomia, biologia e química.
Prince quer trabalhar com Ana Moura
A fadista já conta no seu currículo com uma actuação conjunta com os Rolling Stones, quando esta banda actuou em Lisboa a 25 de Junho de 2007 e Ana Moura subiu ao palco para interpertar "No Expectations".
Na sua actuação na capital, a fadista portuguesa arrebatou um público entusiasta e foi "obrigada" a regressar várias vezes ao palco para dar resposta aos pedidos insistentes de "só mais uma" gritados pelos espectadores.
"Não esperava tantos portugueses, senti muito carinho dos portugueses. Tenho estado em digressão e é sempre bom sentir a alma portuguesa na sala", afirmou, salientando que "sabe sempre bem ouvir aqueles piropos de 'ah fadista'".
"Vou guardar este momento especial", confessou.
Sábado, em Genebra, na Suiça, Ana Moura dará o ultimo espectáculo desta digressão Europeia, cuja base assenta no seu mais recente trabalho discográfico "Para além da saudade".
Ewan McGregor Won't Do Trainspotting Sequel
Natalie Portman and Sean Penn...Is this love?
“Sean Penn is a friend and colleague. The reports that we are romantically involved are completely untrue," she tells Extra. "I normally do not respond to rumors about my private life, however, this repeatedly fabricated story has forced me to do so.”
Sean and wife Robin Wright Penn recently split in April, filing for divorce and citing irreconcilable differences.
Pra Casar!
Será num castelo ao estilo renascentista que Deborah Secco e Roger dirão “sim”, diante de um padre, em cerimônia privadíssima, no dia 6 de junho.
De acordo com o Jornal O Globo, o casal desembolsou R$ 35 mil pelo aluguel do castelo, localizado em Itaipava, charmoso município da região serrana do Rio de Janeiro.
Com teto todo em jacarandá, o castelo possui um imponente jardim que circunda toda a propriedade.
Não é chique?
Vale lembrar que, atualmente, o jogador Roger mora nos Emirados Árabes, onde tem contrato com um time. Já a atriz vive no Rio de Janeiro. Como será que vai ficar a vida em comum o casal, hein?
Star Trek
William Shatner (Capitão Kirk) O mais bem-sucedido dos integrantes da primeira versão de “Jornada nas Estrelas”, Shatner recebeu inúmeras indicações e prêmios por conta do Capitão Kirk, seu personagem na saga. Além do seriado nos anos 60, o simpático canadense integrou a USS Enterprise também nos cinemas, entre 79 e 91. Mostrou sua veia cômica em filmes como “Máquina quase mortífera”(1993) e “Miss Simpatia”(2000). Mais recentemente, ganhou o Emmy por sua atuação no seriado “Boston Legal” (2004), onde interpretou o advogado Denny Chrane. Alimentou até o último momento o sonho de participar da nova versão de “Jornada nas Estrelas” dirigida por JJ Abrams, o que acabou não acontecendo. Leonard Nimoy ( Spock) Outro que também teve uma carreira de sucesso após “Jornada nas Estrelas”, apesar de estar sempre ligado ao personagem Spock. Participou de inúmeros episódios e filmes da saga, inclusive da versão 2009 dirigida por JJ Abrams. Desde o início, sua carreira é marcada por projetos de ficção científica: já participou de tramas sobre zumbis, naves espaciais e civilizações perdidas. Atualmente, está no papel do Doutor William Bell no seriado “Fringe”, em episódio ainda não exibido. Em 2008, lançou “The Full Body Project”, livro com fotografias de nudez.
George Takei (Sulu) Bastante ativo, Takei participou de diversas séries ao longo de sua carreira, como “MacGyver” (1986), “Miami Vice” (1987) e “Heroes” (2005), em que viveu o pai de Hiro Nakamura. Mas o que chama atenção em seu currículo é a quantidade de dublagens feitas para animação, como em “Os Simpsons” (1991), “Batman Beyond” (1999), “Kim Possible” (2003), “Guerra dos Clones”(2009), entre outros. Em 2005, assumiu sua homossexualidade e recentemennte se casou com Brad Altman, seu parceiro de longa data.
Crise? Katie Holmes nega mais filhos a Tom Cruise, diz revista
"Tom realmente quer ter outro filho agora", garante uma fonte à publicação. "Katie prometera um bebê após sua temporada na Broadway (com a peça "All My Sons"), mas ela já está envolvida em outro projeto", continua a fonte. A atriz vai fazer um papel no filme "Extra Man".