domingo, 24 de janeiro de 2010

Carlos Tê: "Estou um bocado obsoleto para os discos"


Para se ouvirem coisas novas de Carlos Alberto Gomes Monteiro, aliás, Carlos Tê - nome indissociável da escrita dos êxitos na carreira de Rui Veloso -, ter-se-á de esperar até Março próximo.

Por essa altura, estreará, no Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, a peça "Amor solúvel", um musical que terá uma dúzia de canções com letras suas e algumas músicas também.

Sobre a mítica parceria com Rui Veloso, diz não ter feito mais nada. "Vivemos um período mau para as canções e estou um bocado obsoleto para os discos, porque, agora, o objectivo principal são os concertos. É difícil vender álbuns nos tempos que correm". Presentemente, afirma, está "mais dedicado à escrita do musical, que é uma comédia sobre um consultório sentimental na televisão".

À falta de projectos para discos, sobra-lhe tempo para se dedicar à escrita do segundo romance. "Há quatro anos que o comecei. É muito diferente do meu romance de estreia, "O vôo melancólico do melro", lançado em 1999. Neste, a personagem central é um assistente social".

O romance, acrescenta, "reflecte um pouco sobre a importância e o valor do Estado-Providência, que foi uma grande invenção e que está em perigo. O livro é também uma reflexão sobre isso".

Televisores 3D chegam ao mercado

Prevista a venda de cerca de 2,2 milhões de aparelhos em todo o mundo só este ano.

Brevemente, a forma como vemos televisão vai sofrer nova mudança. Após algumas experiências pontuais, eis que este será o ano da chegada dos televisores 3D (a três dimensões) a nossas casas. Estes equipamentos foram dos mais procurados na Consumer Electronic Show (CES 2010), a maior feira de tecnologias do mundo, que se realizou em Las Vegas, na semana passada. Estima-se que, este ano, sejam vendidos 2,2 milhões de televisores 3D e que, em 2013, 25% dos equipamentos comercializados já incorporem esta tecnologia.

A tecnologia 3D torna os conteúdos mais realistas, dando ao espectador a sensação de que as imagens têm maior profundidade. Trata-se de uma ilusão de óptica, possível devido a um fenómeno natural designado por estereoscopia (projecção de duas imagens, do mesmo cenário, em pontos de observação ligeiramente diferentes). O nosso cérebro funde naturalmente as duas imagens numa, processo que nos permite obter informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objectos.

Uma das questões prementes relativamente ao 3D é a da necessidade, ou não, do uso de óculos especiais. Durante o CES2010, a Intel apresentou um protótipo de televisor 3D que não requer a utilização de tais óculos. Mas, por enquanto, será necessário o uso deles para sincronizar as imagens com o ecrã.

Os mais utilizados são os anáglifos, que usam duas lentes de cores diferentes (habitualmente, vermelho e azul) para filtrar as imagens que vemos no ecrã. Mais recentemente, surgiram uns que não têm lentes coloridas e que recorrem a tecnologia LCD, ou seja, têm sensores infravermelhos que permitem ligação sem fio ao televisor.

Em Portugal, a primeira experiência 3D em televisão chegou-nos via RTP, em 1980. A exibição de "O Monstro da Lagoa Negra" na sua versão 3D originou uma corrida à compra das revistas que forneciam óculos em cartão, cujas lentes eram de acetato, uma azul, outra vermelha. Em Maio de 2006, a mesma RTP proporcionou-nos uma semana inteira de programação a 3 dimensões, bastando comprar os óculos vendidos exclusivamente numa cadeia de hipermercados.

As novidades não ficam por aqui. Graças à parceria entre alguns fabricantes e a Skype (multinacional de comunicação via internet, que permite a transmissão de voz e vídeos gratuitamente) será possível estar confortavelmente sentado no sofá e conversar com um amigo ou familiar através do televisor. Tal só será possível com aparelhos equipados com o sistema Viera Cast, que permite a passagem de conteúdos multimedia da internet para os televisores de alta definição.

Após a fase em que alguns vaticinaram o fim da televisão, devido à explosão da internet, tudo indica que uma nova era está a chegar.

Justin Timberlake & Matt Morris - Hallelujah -Hope For Haiti




For me the best performance of the night.
Matt Morris was perfect =)
Don't you agree?

Tom Cruise e Katie Holmes estariam a planejar ter o segundo filho este ano


Tom Cruise e Katie Holmes podem estar planejando um segundo filho para este ano de 2010. Segundo site "showbizspy", o casal acha que está na hora de Suri, de 3 anos, ganhar um irmãozinho.

"Os dois estão desesperados para dar um irmão ou uma irmã para Suri e não querem que isso aconteça muito tarde. Tom prefere um menino, mas seja qual for o sexo, uma boa notícia deve chegar em breve", disse uma fonte ao site.

Screen Actors Guild Awards






Leonardo DiCaprio protagonizará novo filme de Mel Gibson


Mel Gibson já está com um novo projeto em mente, um filme sobre vikings, que irá dirigir e será protagonizado por Leonardo DiCaprio.

O filme poderia ser visto como uma continuação de Braveheart, que Gibson dirigiu e protagonizou.

Gibson afirmou 'quer que o projeto seja autêntico', por isso a língua falada no filme será o nórdico antigo.

O director disse que a ideia de um filme sobre vikings foi uma das primeiras que teve, quando tinha 16 anos e sonhava ser um cineasta.

Actualmente, Mel se prepara para fazer o filme How I Spent My Summer Vacation, onde interpreta um criminoso que, para sobreviver numa prisão do México, precisa da ajuda de um menino de nove anos.

Robert Downey Jr. e Jamie Foxx juntos em novo projecto


Os companheiros de elenco no filme The Soloist, Robert Downey, Jr. e Jamie Foxx, vão se unir em uma nova comédia, junto ao cérebro por trás do longa do verão de 2009, The Hangover.

A estrela de Hangover, Zach Galifianakis, e o diretor Todd Phillips também estão no novo longa, intitulado Due Date.

No filme, Downey Jr. interpreta um futuro pai que tem de se apressar e voltar rapidamente a Los Angeles, para o nascimento de seu primeiro filho.

Segundo a Revista Entertainment Weekly, Foxx interpretará um velho amigo de Downey Jr. na história.