quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Berlim distingue Manoel de Oliveira




Manoel de Oliveira recebeu, esta terça-feira, no Festival de Berlim, a Berlinale Kamera. O galardão, entregue antes da estreia de "Singularidades de uma rapariga loura", distingue personalidades com grande ligação ao certame.
No dia anterior, o cineasta homenageou o escritor Eça de Queiroz, após a apresentação à imprensa de "Singularidades de uma rapariga loura", adaptação de um conto do escritor do século XIX.
"Já tinha filmado obras de um autor romântico como Camilo Castelo Branco e agora foi a vez de filmar Eça de Queiroz, que trouxe para Portugal o realismo romanceado", afirmou o centenário realizador durante uma conferência de Imprensa de mais de uma hora na capital alemã.
Questionado sobre a sua idade, Oliveira fez questão de sublinhar que não tem mérito em ter completado 100 anos, o que considerou "um capricho da Natureza", pelo qual não se sente responsável. "Mas, quanto aos filmes, bons ou maus, sou responsável por eles", frisou.
Vários jornalistas quiseram também saber por quanto tempo é que o cineasta mais idoso do Mundo vai continuar a produzir filmes. "Gostaria de fazer três por ano, um para Berlim, outro para Cannes e outro para Veneza, que são os festivais mais fortes, sem desprimor para os outros", retorquiu Oliveira.
"A intenção é boa, mas quanto tempo é que ainda demoro por cá não depende de mim. A idade e a felicidade dependem de forças obscuras", precisou.
Sobre o filme que estreou mundialmente ontem, na secção Berlinale Special do Festival de Berlim, Manoel de Oliveira sublinhou que tem "algumas semelhanças com a realidade actual e com o que acontece com os bancos".
A situação de Macário, que se apaixona por Luísa, uma rapariga loura, e tenta fazer fortuna para casar com ela, mas é enganado por um amigo a quem serve de fiador, "centra-se numa só pessoa mas "tem uma certa equivalência com o que se passa hoje", sublinhou o realizador português.
Os jornalistas acolheram o fi-lme com tímidos aplausos.

Portugal é país de origem e destino de tráfico de seres humanos

Portugal não utiliza todos os instrumentos que tem à disposição para combater o tráfico de seres humanos, existindo muitas "cifras negras" num país que é simultaneamente de destino e de origem das vítimas, segundo o director da PJ.
"Decorridos mais de cinco anos da convenção de Palermo [Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional] não temos feito uso adequado dos instrumentos à disposição. Ainda não conseguimos dar o salto para a frente tal como já fizemos com os infiltrados no tráfico de droga e moeda falsa", afirmou Almeida Rodrigues, na cerimónia de abertura do Congresso Nacional sobre Tráfico de Seres Humanos, que decorre esta quinta e sexta-feira em Loures.
O director da PJ lembrou a alteração legislativa de 2007 que melhorou a tipificação e penalização deste crime.
Para o responsável da judiciária, "ainda há muitas cifras negras em Portugal", sendo "imperioso passar das palavras às acções", caso contrário, "vamos continuar a assistir aos novos negreiros a viver com sinais exteriores de riqueza à custa da liberdade e da vida das suas vítimas".
Almeida Rodrigues revelou que nos últimos cinco anos foram instaurados na PJ 129 processos relacionados com tráfico de seres humanos, o que considerou "manifestamente pouco", por vezes por falta de uma "atitude proactiva para a denúncia".
O secretário de estado adjunto e da Administração Interna, por seu turno, considerou que o tráfico de seres humanos é "a escravatura moderna, absolutamente inconcebível e perigosamente activo".
Segundo José Magalhães, Portugal tem actualmente um "quadro legal duro para traficantes", mas lembrou que "neutralizar as redes de tráfico só é possível com um trabalho também em rede de forma transnacional".
"Os riscos para os traficantes de seres humanos parecem ser muito mais baixos que os ocorridos no tráfico de droga e armas", sustentou.
Em 2008, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras tinha sinalizados 148 casos de tráfico, tendo concluído 21 investigações, das quais resultaram 22 detidos e 11 atribuições de títulos provisórios de residência para vítimas.
Em termos de nacionalidade das vítimas, as mais comuns são a brasileira, moldava e romena com idades entre os 14 e os 58 anos, enquanto a maioria dos suspeitos são portugueses, brasileiros, romenos e moldavos entre os 20 e os 63 anos.

ALL AGLOW


A radiant Michelle Pfeiffer flashes her million-dollar smile Tuesday at the Berlin International Film Festival premiere of her movie Cheri. Turning 50 last April was freeing, the actress told reporters at the event. "If you think hitting 40 is liberating, wait till you hit 50," she said.

Mandy Moore Gets Engaged!


Mandy Moore will tie the knot with her musician beau Ryan Adams, her publicist confirms to PEOPLE. Details on the engagement weren't immediately available. Moore, 24, and Adams, 34, had dated off-and-on since March 2008. Moore, who supported close pal and ex-boyfriend DJ AM in the wake of his plane crash, has also been linked to musician Greg Laswell, tennis star Andy Roddick, and actors Zach Braff and Wilmer Valderrama. Adams, a singer, songwriter, producer and author, is best known for his song "New York, New York." Moore's next album, Amanda Leigh – a follow-up to 2007's Wild Hope – will be released May 26.

Com barriguinha saliente, Kate Moss teria anunciado a gravidez


Com um macacão azul marinho e uma jaqueta com estampa de leopardo, a modelo Kate Moss, de 35 anos, teria anunciado a sua gravidez durante um jantar. É o que conta a edição online do “Daily Mail”. Os rumores de uma possível gestação já estavam pipocando há tempos na imprensa internacional.
Ao lado do namorado, o roqueiro Jamie Hince, Kate jantou no restaurante Ivy, em Londres, com o dono da loja Topshop, Philip Green, e a filha dele Chloe. “Hoje foi um jantar comemorativo para anunciar a gravidez de Kate", disse uma pessoa que estava no local.
A modelo britânica é mãe de Lila Grace, de 7 anos. A menina é de seu relacionamento com o editor Jefferson Hack.

Cristiano Ronaldo estaria namorando estudante de 18 anos


Segundo o "The Sun", Cristiano Ronaldo está caidinho de amor por uma estudante inglesa de 18 anos. O jogador português foi flagrado saindo com a loira Olivia Saunders em seu carrão milionário. De acordo com o jornal, Olivia estuda administração na Manchester University e mora em uma república com um grupo de amigas.

Viviane Araújo paga calcinha em ensaio técnico do Salgueiro


Viviane Araújo foi vítima de sua própria empolgação. Ao descer até o chão no ensaio técnico do Salgueiro neste domingo, 8, na Marquês de Sapucaí, no Rio, a morena acabou exibindo a calcinha cor da pele que vestia por baixo do vestido prata.