quinta-feira, 30 de abril de 2009

Queima das Fitas


A Queima das Fitas de Coimbra, que arranca esta noite com a Serenata Monumental, prevê gastar cerca de 1,5 milhões de euros, valor semelhante ao do ano passado, segundo fonte da organização. A contenção de custos é a palavra de ordem entre as hostes estudantis que, apesar de se tratar do 110º aniversário da festa académica, não embarcam em grandes voos.
'O sucesso desta edição irá depender, acima de tudo, da nossa capacidade de agradar à comunidade estudantil, com espectáculos de interesse. Mas há factores como o medo da crise e a contenção de despesas das pessoas que podem determinar uma maior adesão à queima', explicou ao CM Rita Borges, presidente da Comissão Central da Queima das Fitas.
Este ano, por se assinalar o aniversário, é especial para a organização por coincidir com um ano negro para a economia dos estudantes: 'Até agora, a venda de bilhetes não tem sido má. Este será o ano em que vamos ver a real importância da Queima das Fitas para os estudantes e para a cidade. Apesar da crise instalada, se tivermos o mesmo número de pessoas que em anos anteriores, significa que é algo de que as pessoas não estão dispostas a abdicar'.
Milhares de pessoas são esperadas hoje à noite junto à Sé Velha de Coimbra para assistir à Serenata Monumental. As condições meteorológicas é que parecem não querer ajudar à festa. Segundo o Instituto de Meteorologia são esperados períodos de chuva durante a noite para a região de Coimbra.
O momento alto dos festejos é domingo com a realização do Cortejo dos Grelados, no qual participam 110 carros alegóricos. Para esse dia o Instituto de Meteorologia aponta para céu limpo e temperaturas a rondar os 25 graus.

PORTO COM 2 MILHÕES
Outra Queima das Fitas que está pronta a arrancar é a do Porto. O orçamento para este ano é de dois milhões de euros.

Nenhum comentário: