quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Bélgica procura menino de quatro anos


Buscas intensas prosseguem esta quinta-feira dos dois lados da fronteira franco-belga para encontrar o pequeno belga Younes Jratlou, 4 anos, desaparecido na noite de domingo para segunda-feira da casa da família em Comines (Bélgica).
Aproveitando uma porta deixada aberta, o menino deixou a residência familiar "descalço e com roupas ligeiras" na noite de domingo para segunda-feira, depois de uma discussão "bastante violenta" entre os pais, de acordo com Maertens.
As investigações próximo do local de desaparecimento, interrompidas na terça-feira à noite cerca das 23:00, decorreram quarta-feira na região de Bizet, nomeadamente na comuna belga de Comines (noroeste), assim como, do lado francês, na região de Armentières (Norte da França) com meia centena de polícias.
Quarta-feira, os responsáveis da investigação admitiram, tal como na véspera, não ter qualquer testemunho de pessoas que tenham visto a criança.
"É evidentemente esse testemunho que se espera mas, por ora, depois de ter desaparecido, ninguém nos disse ter visto o menino", indicou David Rimaux, comissário da polícia da célula "desaparecimento inquietante".
Os pais foram ouvidos pela polícia. As suas versões dos acontecimentos na noite anterior apresentam contradições, segundo a imprensa belga, mas não foram constituídos arguidos.
Uma nova audição do pai e da mão de Younes "não está de momento" prevista pela juíza de instrução, precisou Marie-Claude Maertens quarta-feira.
Os investigadores examinam também o passado do pai, explicara antes Marie-Claude Maertens. O homem, de 60 anos, é descrito como "violento" por alguns vizinhos e "muito gentil" por outros, segundo testemunhos publicados pelos diários belgas.
A comunidade vive o caso com emoção e a polícia tenta "canalizar iniciativas dos cidadãos (buscas, batidas), explica Sébastien Dauchy, chefe da polícia de Comines-Warneton.
"Não vamos encorajá-las mas também não vamos impedi-las e de certeza que não as vamos coordenar", precisou Sébastien Dauchy durante a conferência de imprensa.
The four-year-old boy, Younes Jratlou, disappeared on Sunday night in the Belgian area of Comines-Warneton, close to the French border. The Yellow Notice was issued at the request of INTERPOL’s National Central Bureau (NCB) in Brussels and distributed to all of INTERPOL’s 188 member countries. Belgium’s federal police disappearance unit is leading the investigation and has deployed a large force to find the missing toddler.

Nenhum comentário: