sábado, 24 de outubro de 2009

EUA solicitaram extradição de Roman Polanski


Os Estados Unidos pediram quinta-feira a extradição do realizador franco-polaco Roman Polanski, procurado pela justiça norte-americana por um processo aberto em 1977 por "relações sexuais ilegais" com uma adolescente, disseram hoje as autoridades suíças.
A Embaixada dos Estados Unidos em Berna enviou um pedido formal de extradição emitido pelo autoridades federais de Justiça norte-americanas, respeitando o prazo de 40 dias previsto no tratado de extradição entre os Estados Unidos e a Suíça, foi divulgado um comunicado.
As autoridades federais de Justiça «transmitirão o pedido de extradição ao cantão de Zurique que, por sua vez, notificará Roman Polanski. Será fixado um prazo para que (o realizador) possa responder a este pedido de extradição», de acordo com o comunicado.
Um dos advogados de Polanski, Hervé Temime, declarou à agência noticiosa francesa AFP que o realizador não vai aceitar o pedido de extradição dos Estados Unidos.
Polanski fugiu dos Estados Unidos há mais de 30 anos para escapar a um processo aberto em 1977 por "relações sexuais ilegais" com uma adolescente de 13 anos.
O realizador, 76 anos, foi detido a 26 de Setembro à chegada a Zurique, onde ia receber um prémio num festival de cinema da cidade, devido a um mandado norte-americano.

Nenhum comentário: