O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder cubano Fidel Castro conversaram nesta quarta-feira durante mais de duas horas, durante um encontro em Havana, revelou um funcionário brasileiro.
Na reunião, que contou com a participação do presidente cubano, Raúl Castro, Fidel e Lula "conversaram durante mais de duas horas", informou à AFP o funcionário brasileiro, sem detalhar o conteúdo do diálogo.
Vestido com um agasalho esportivo com as cores de Cuba (azul e branco), Fidel Castro, 83 anos, recebeu Lula em sua casa de Miramar, no oeste de Havana.
Fidel está afastado do executivo cubano desde 2006, devido a um grave problema de saúde.
Em 12 fotos do encontro divulgadas pelo site da presidência do Brasil e pelo site cubano Cubadebate.cu, Fidel Castro conversa com Lula, com seu irmão Raúl Castro e com o ministro brasileiro das Comunicações, Franklin Martins.
Lula inaugurou hoje obras no porto de Mariel, 50 km a oeste de Havana, de onde saíram 125 mil cubanos em 1980 e em cuja modernização o governo brasileiro investe 300 milhões de dólares.
O presidente brasileiro percorreu com Raúl Castro o porto de águas profundas localizado na costa norte, que pretende substituir o de Havana como o principal da Ilha através do projeto financiado pelo Brasil
Após chegar na noite de terça-feira a Havana vindo do México, onde participou da Conferência do Grupo do Rio, Lula iniciou em Mariel sua intensa agenda em Cuba.
A modernização do Mariel, que custará 600 milhões de dólares no total, permitirá que embarcações muito grandes para o porto de Havana atraquem ali.
Esta é a quarta viagem de Lula a Cuba desde que chegou à presidência, em janeiro de 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário