quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Ted Kennedy


O corpo do senador viajará mais de 110 quilómetros da sua residência em Cape Cod até Boston, onde ficará dois dias em câmara ardente na Biblioteca Presidencial John F. Kennedy.

Os familiares assistirão hoje, quinta-feira, ao meio-dia (17:00h em Lisboa), a uma missa privada na propriedade dos Kennedy em Hyannis Port, devendo a urna ser transportada em cortejo automóvel para Boston uma hora mais tarde.
O cortejo passará por locais que tiveram um significado particular para o senador no trajecto até Boston, onde o corpo ficará em câmara ardente até sexta-feira na Biblioteca Presidencial John F. Kennedy.
O percurso incluirá a igreja onde o baptismo e a missa do funeral da mãe, Rose, foram celebrados, atravessará o Rose Fitzgerald Kennedy Greenway, o parque que ajudou a criar e a que foi dado o nome da mãe, passará pelo histórico Faneuil Hall, onde o presidente da câmara de Boston, Thomas Menino, tocará repetidamente o sino, e pelo prédio onde Edward Kennedy teve o seu primeiro gabinete como procurador-adjunto.
A uma guarda de honra militar irão juntar-se membros da família, amigos e antigos e actuais colaboradores para velar o corpo dia e noite, enquanto milhares de pessoas deverão formar fila para lhe prestar as últimas homenagens perante a sua urna fechada.
A biblioteca permanecerá aberta até que nela entre a última pessoa e na salão do velório estarão expostas grandes fotografias com imagens o senador em diferentes fases da vida.
Na sexta-feira à noite decorrerá um serviço religioso com acesso apenas por convite e, no sábado, o presidente Barack Obama deverá falar numa missa de exéquias privada na Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída em 1878 e conhecida como a Igreja da Missão, no bairro de Mission Hill, em Boston.
Deverão assistir à missa, segundo fontes da basílica, os antigos presidentes Jimmy Carter, Bill Clinton, George H.W. Bush e George W. Bush.
Nela, Edward Kennedy rezou diariamente em 2003 enquanto a filha, Kara, estava a ser tratada com êxito a um cancro no pulmão num hospital vizinho.
Edward Kennedy será sepultado no sábado no cemitério de Arlington, perto de Washington, junto dos irmãos John e Bob. Nele estão enterrados outros membros da família, como a antiga primeira dama Jacqueline Bouvier Kennedy Onassis e o filho-bebé do antigo presidente, Patrick, que morreu com dois dias.
Kennedy tem direito a ser enterrado em Arlington por ter sido congressista e por ter prestado serviço no exército durante dois anos, entre 1951 e 1953.
O cemitério de Arlington, Virgínia, está reservado a militares e a figuras importantes dos Estados Unidos, como ex-presidentes e juízes do Supremo Tribunal.

Nenhum comentário: