domingo, 11 de janeiro de 2009

Golden Globes :) Façam as vossas apostas!


Melhor filme - drama: - “O curioso caso de Benjamin Button” - “Frost/Nixon” - “The reader” - “Revolutionary road” - “Slumdog millionaire”





Melhor atriz em filme dramático: - Anne Hathaway – “O casamento de Rachel” - Angelina Jolie – “A troca” - Meryl Streep – “Doubt” - Kristin Scott Thomas – “I’ve loved you for so long” - Kate Winslet – “Revolutionary road”







Melhor ator em filme dramático: - Leonardo DiCaprio – “Revolutionary road” - Frank Langella – “Frost/Nixon” - Sean Penn – “Milk” - Brad Pitt – “O curioso caso de Benjamin Button” - Mickey Rourke – “The wrestler”







Melhor filme - musical ou comédia: - “Queime depois de ler” - “Happy-go-lucky” - “Na mira do chefe” (In Bruges) - “Mamma mia!” - “Vicky Cristina Barcelona”







Melhor atriz em filme musical ou comédia: - Rebecca Hall – “Vicky Cristina Barcelona” - Sally Hawkins – “Happy-go-lucky” - Frances McDormand – “Queime depois de ler” - Meryl Streep – “Mamma mia!” - Emma Thompson – “Last chance Harvey”









Melhor ator em filme musical ou comédia: - Javier Bardem – “Vicky Cristina Barcelona” - Colin Farrell – “Na mira do chefe” (In Bruges) - James Franco – “Segurando as pontas” - Brendan Gleeson – “Na mira do chefe” (In Bruges) - Dustin Hoffman – “Last chance Harvey”









Melhor atriz coadjuvante em filme: - Amy Adams – “Doubt” - Penelope Cruz – “Vicky Cristina Barcelona” - Viola Davis – “Doubt” - Marisa Tomei – “The wrestler” - Kate Winslet – “The reader”







Melhor ator coadjuvante em filme: - Tom Cruise – “Trovão tropical” - Robert Downey Jr. – “Trovão tropical” - Ralph Fiennes – “A duquesa” - Philip Seymour Hoffman – “Doubt” - Heath Ledger – “Batman – O cavaleiro das trevas”









Melhor filme de língua estrangeira: - “The Baader Meinhof complex” (Alemanha) - “Everlasting moments” (Suécia/Dinamarca) - “Gomorra” (Itália) - “I’ve loved you so long” (França) - “Waltz with Bashir” (Israel)









Melhor diretor de longa-metragem: - Danny Boyle – “Slumdog millionaire” - Stephen Daldry – “The reader” - David Fincher – “O curioso caso de Benjamin Button” - Ron Howard – “Frost/Nixon” - Sam Mendes – “Revolutionary road”







Melhor roteiro de longa-metragem: - Simon Beaufoy – “Slumdog millionaire” - David Hare – “The reader” - Peter Morgan – “Frost/Nixon” - Eric Roth – “O curioso caso de Benjamin Button” - John Patrick Shanley – “Doubt”







Melhor longa de animação: - “Bolt” - “Kung Fu Panda” - “Wall-E”







Melhor trilha sonora original: - Alexandre Desplat – “O curioso caso de Benjamin Button” - Clint Eastwood – “A troca” - James Newton Howard – “Defiance” - A.R.Rahman – “Slumdog millionaire” - Hans Zimmer – “Frost/Nixon”







Melhor canção original: - “Down to earth” (Peter Gabriel) – “Wall-E” - “Gran Torino” (Clint Eastwood, Jamie Cullum e outros) – “Gran Torino” - “I thought I lost you” (Myley Cyrus) – “Bolt” - “Once in a lifetime” (Beyoncé) – “Cadillac records” - “The wrestler” (Bruce Springsteen) – “The wrestler”





Melhor série de TV – drama: - “Dexter” - “House” - “In treatment” - “Mad men” - “True blood”







Melhor atriz em série dramática: - Sally Field – “Brothers and sisters” - Mariska Hargitay – “Law and order: special victims” - January Jones – “Mad men” - Anna Paquin – “True blood” - Kyra Sedgwick – “Closer”







Melhor ator em série dramática: - Gabriel Byrne – “In treatment” - Michael C. Hall – “Dexter” - Jon Hamm – “Mad men” - Hugh Laurie – “House” - Jonathan Rhys Meyers – “The Tudors”





Melhor série de TV – musical ou comédia: - “30 Rock” - “Californication” - “Entourage” - “The office” - “Weeds”






Melhor atriz em série musical ou cômica: - Christina Applegate – “Samatha who?” - América Ferrera – “Ugly Betty” - Tina Fey – “30 Rock” - Debra Messing – “The starter wife” - Mary-Louise Parker – “Weeds”





Melhor ator em série musical ou cômica: - Alec Baldwin - “30 Rock” - Steve Carell – “The office” - Kevin Connolly – “Entourage” - David Duchovny – “Californication” - Tony Shalhoub – “Monk”





Melhor minissérie ou filme feito para a TV: - “A raisin in the sun” - “Bernard and Doris” - “Cranford” - “John Adams” - “Recount”





Melhor atriz em minissérie ou filme feito para a TV: - Judi Dench – “Cranford” - Catherine Keener – “An American crime” - Laura Linney – “John Adams” - Shirley MacLaine – “Coco chanel” - Susan Sarandon – “Bernard and Doris”





Melhor ator em minissérie ou filme feito para a TV: - Ralph Fiennes – “Bernard and Doris” - Paul Giamatti – “John Adams” - Kevin Spacey – “Recount” - Kiefer Sutherland – “24: redemption” - Tom Wilkinson – “Recount”





Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou filme feito para a TV: - Eileen Atkins – “Cranford” - Laura Dern – “Recount” - Melissa George – “In treatment” - Rachel Griffiths – “Brothers and sisters” - Dianne Wiest – “In treatment”





Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou filme feito para a TV: - Neil Patrick Harris – “How I met your mother” - Denis Leary – “Recount” - Jeremy Piven – “Entourage” - Blair Underwood – “In treatment” - Tom Wilkinson – “John Adams”

It's a Girl for Jennifer Garner & Ben Affleck!


Jennifer Garner and husband Ben Affleck have welcomed their second daughter, PEOPLE confirms exclusively. The actress's rep says: "Jennifer Garner and Ben Affleck gave birth to a healthy baby girl." The baby was born Tuesday in Los Angeles. No other details were immediately available. Garner and Affleck, both 36, are also parents to daughter Violet, 3.In the weeks leading up to the birth, Garner, stayed close to home, picking up Violet from preschool and even treating herself to a mani-pedi. Just days before giving birth, Garner was spotted with Violet at the Farmer's Market in Pacific Palisades and grabbing a decaf coffee at Caffe Luxxe in Santa Monica with a girlfriend. Former Alias costar and close friend Victor Garber says the actress needs no help in the mommy department. "It's her second child," Garber told PEOPLE. "She knows what to do. She's probably the best mother I've ever witnessed." Garner confirmed her second pregnancy in August.

It's Official: Fergie & Josh Are Married!


In a white fantasy wedding, Fergie and Josh Duhamel were married Saturday under magnolia trees filled with thousands of white roses, PEOPLE confirms. The Black Eyed Peas singer, 33, wearing a Dolce & Gabbana gown, and the actor, 36, tied the knot at the Church Estates Vineyards in Malibu. Fergie carried a bouquet of white flowers studded with crystals as the couple exchanged H. Stern rings engraved with personal messages. Ten bridesmaids were dressed in contrasting black. Fergie's specially-designed engagement ring featured a 4-carat brilliant cut diamond set amid other diamonds. A narrowed diamond wedding band completed the set. Duhamel's ring was made of white gold with a brushed finish. The ceremony was followed by a reception in a tent decorated as a forest of trees, with the ceiling covered in lights. Among the invited guests were new parents Rebecca Romijn and Jerry O'Connell, Mario Lopez, Stacy Keibler, Kid Rock, Slash, Kate Hudson (Fergie's costar in her upcoming movie Nine), the members of Black Eyed Peas including will.i.am, and Duhamel's Las Vegas costars James Caan, Molly Sims and Vanessa Marcil. Also expected were Duhamel's family, who flew in from his home state North Dakota. "His family are so excited," says a friend of the couple. "They really love Fergie and are so happy to welcome her to the family." Fergie, aka Stacey Ferguson, who has been working out to prepare for her wedding, "has lost all the weight," says a source. "She looked amazing." The wedding week kicked off Wednesday night with a joint bachelor-bachelorette party at the newly opened Dakota Lounge in Santa Monica, followed by a Hawaiian-themed rehearsal dinner on Friday. "Josh is a great guy," says Mario Lopez, who shared his first kiss with Fergie as kids and later became close friends with the singer. "They will be great together."

Barack Obama vai ter carro especial


Gostam os americanos de dar a entender que na terra deles tudo é grande. Por vezes, estão cheios de razão. Nenhum outro chefe de Estado anda num carro com portas de peso equivalente às de um Boeing 757, como sucederá, já a 20 do corrente, com Barack Obama.
"The beast" é como os carros presidenciais são chamados, no jargão do Serviço Secreto, o corpo que garante a segurança dos líderes dos Estados Unidos. A besta, portanto, embora a tradução possa também remeter-nos para alimárias que, pelo fadário e pela lei natural, jamais aspiraram a ter no lombo carrego tão valioso.
Estava ainda por saber a cor do 44.º presidente dos EUA, se seria novo ou velho, democrata ou republicano, quando as primeiras fotos clandestinas do carro apareceram. Regra geral, estas fotos clandestinas, no mundo dos automóveis, pouco têm de clandestino, fazendo parte da estratégia de divulgação de um produto. Mas, enfim, isso pouco traz ao caso. O importante é que, pelo que desde logo foi dado a entender, a General Motors (dona da marca Cadillac) estava a ir além do que até agora havia sido visto em termos de segurança. Não da segurança de que se fala a propósito de qualquer carro, activa ou passiva, assim se diz, mas das técnicas aplicadas para evitar aquele que é um dos maiores medos colectivos dos americanos: o assassínio de um presidente.
Com um carro assim, a morte de John F. Kennedy nunca teria ocorrido nas circunstâncias verificadas a 22 de Novembro de 1963. Embora a limusina em que seguia não fosse da Casa Branca - estava ao serviço de John Connally, governador do Texas -, era semelhante às que JFK usava: descapotável e da marca Lincoln, coincidente com o nome de outro presidente assassinado, este num camarote de teatro, em 1865. E os carros usados por Kennedy até eram à prova de balas, dando-se apenas o caso de os dias solarengos dispensarem as partes da carroçaria que serviriam de escudo. E é curioso saber, ainda, que os criminosos foram mais precoces no uso da blindagem do que os estadistas. É que o primeiro carro presidencial à prova de balas, usado por Franklin Delano Roosevelt (presidente de 1933 a 1945), havia sido apreendido a Al Capone.
Adiante. Regressemos não a Barack Obama mas ao carro que o transportará, no dia da tomada de posse e posteriormente (os vários carros, note-se, pois é regra ter limusinas idênticas nas caravanas presidenciais, para que nunca se saiba ao certo em que carro segue o "patrão"). "O interior do carro está selado como o de um avião a jacto", diz Ken Lucci, especialista ouvido pela CNN, ao ver as fotos disponíveis do carro, ainda com mais aspecto de veículo militar devido ao primário cinzento que revestia a carroçaria (as diferentes cores, de acordo com as especulações de outros, poderão indiciar o uso de um novo compósito). A espessura das portas (mais de 20 cm) mostra até que ponto são resistentes, e alguns elementos dão a entender que podem ser fechadas como as de uma casa forte, transformando a limusina num bunker quase inviolável. Supõe-se, ainda, que a estanquecidade seja total, tornando o habitáculo imune a ataques com armas químicas. Dos equipamentos de comunicações e outros apenas se sabe o vago "state of the art" que, em linguagem comum, significa algo como o melhor que o dinheiro pode comprar. Obama viajará "num casulo", assim diz Joe Funck, reformado do Serviço Secreto que foi motorista de Bill Clinton: "Os barulhos do dia-a-dia desaparecem, e o presidente estará totalmente isolado no interior desse envelope".
Paradigma dos grandes carros americanos, este Cadillac exclusivo é bem diferente dos híbridos que, em campanha eleitoral, foram apregoados por Obama. Bem menos clássico do que o Bentley que transporta a rainha de Inglaterra, muito menos comum do que o topo de gama da BMW em que se desloca Cavaco Silva, presidente de um país que, por não assustar ninguém, vive pacato à margem do medo congénito em que entronca a segurança nacional dos Estados Unidos.

Tintin faz 80 anos


Foi a 10 de Janeiro de 1929 que o belga "Le Petit Vingtième" publicou a primeira prancha de Tintin, dando início a uma aventura cuja actualidade, 80 anos depois, se faz cada vez mais distante da banda desenhada.

Na primeira prancha, a preto e branco, tal como as oito aventuras que se seguiram (mais tarde, redesenhadas a cores), Tintin partia, de comboio, para o "País dos Sovietes", onde escreveria a primeira e única reportagem. Era um início marcado pela ingenuidade e pelo desenvolver do argumento ao correr dos desenhos, mas em que Hergé já revelava as qualidades - legibilidade, domínio da planificação, dinamismo do traço, construção da trama - que fariam dele um dos nomes maiores da 9ª arte.

Depois da Rússia, retratada de forma crítica e parcial, por influência do director do jornal católico que o publicou, Hergé levaria o seu herói a África e aos Estados Unidos, à América do Sul, um pouco por toda a Europa e mesmo à Lua, 20 anos antes de Armstrong. Com Tintin, construiu uma obra equilibrada e deslumbrante, traçada num primoroso estilo linha clara, tendo por principais vectores a aventura, a amizade, a lealdade e o sentido de justiça.

E que hoje permanece perfeitamente legível - e inalterada, devido à vontade expressa por Hergé - e na qual se encontram algumas obras-primas da BD. Mas que, nalguns casos, necessita de ser lida e interpretada à luz da época e do contexto em que foi criada, para evitar acusações como "racista", "defensor de maus tratos aos animais" ou "colaboracionista", que regularmente são feitas a Hergé. O caso mais recente veio, nesta semana, nas páginas do jornal "The Times", em artigo de Matthew Parris, ex-deputado britânico, intitulado "Claro que Tintin é gay. Perguntem a Milu" - o cão que acompanha o herói por todo o lado -, desmontado por estudiosos e defensores da obra de Hergé.

A venda de originais tem também feito manchetes, como em Abril passado, quando o desenho a guache que serviu de capa à primeira edição de "Tintin na América", datado de 1932, foi leiloado por 762 mil euros.

Com mais de 200 milhões de álbuns vendidos, a actualidade de Tintin a nível editorial (uma vez que o último álbum original é de 1976 e que Hergé faleceu em 1983) vem das sucessivas reedições em novas línguas e dialectos (que somam já mais de 50) e formatos, como o recente "Tout Tintin", que compila as 24 histórias num único tomo de 1694 páginas.

Isto a par do filme e da inauguração do Museu Hergé, marcada para 22 de Maio, data do 101º aniversário do nascimento do pai de Tintin. Situado em Louvain-la-Neuve, na Bélgica, foi desenhado com a forma de um prisma, quase sem ângulos rectos, que parece flutuar, pelo arquitecto francês Christian de Portzamparc.

A vontade de Steven Spielberg adaptar Tintin levou-o a conversar com Hergé sobre o assunto, tendo adquirido os direitos cinematográficos logo em 1983, adivinhando alguns a sua sombra em Indiana Jones, nomeadamente no espírito de aventura pura que percorre os filmes.

Em 2007, após acordo com os herdeiros de Hergé, Spielberg anunciou uma trilogia com actores de carne e osso, em parceria com Peter Jackson, em que o primeiro filme, dirigido por si e baseado no díptico "O segredo da Licorne"/"O Tesouro de Rackham, o terrível", estrearia em 2008. O segundo filme, dirigido por Jackson, seria baseado em "As Sete bolas de Cristal"/"O Templo do Sol", juntando-se os dois para realizar a última película, sobre "Rumo à Lua"/ "Explorando a Lua".

Só que as dificuldades para conseguir os 130 milhões de euros de financiamento para o projecto atrasaram-no sucessivamente, estando agora previsto o início das filmagens para Fevereiro e a estreia em 2010.