domingo, 24 de janeiro de 2010

Televisores 3D chegam ao mercado

Prevista a venda de cerca de 2,2 milhões de aparelhos em todo o mundo só este ano.

Brevemente, a forma como vemos televisão vai sofrer nova mudança. Após algumas experiências pontuais, eis que este será o ano da chegada dos televisores 3D (a três dimensões) a nossas casas. Estes equipamentos foram dos mais procurados na Consumer Electronic Show (CES 2010), a maior feira de tecnologias do mundo, que se realizou em Las Vegas, na semana passada. Estima-se que, este ano, sejam vendidos 2,2 milhões de televisores 3D e que, em 2013, 25% dos equipamentos comercializados já incorporem esta tecnologia.

A tecnologia 3D torna os conteúdos mais realistas, dando ao espectador a sensação de que as imagens têm maior profundidade. Trata-se de uma ilusão de óptica, possível devido a um fenómeno natural designado por estereoscopia (projecção de duas imagens, do mesmo cenário, em pontos de observação ligeiramente diferentes). O nosso cérebro funde naturalmente as duas imagens numa, processo que nos permite obter informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objectos.

Uma das questões prementes relativamente ao 3D é a da necessidade, ou não, do uso de óculos especiais. Durante o CES2010, a Intel apresentou um protótipo de televisor 3D que não requer a utilização de tais óculos. Mas, por enquanto, será necessário o uso deles para sincronizar as imagens com o ecrã.

Os mais utilizados são os anáglifos, que usam duas lentes de cores diferentes (habitualmente, vermelho e azul) para filtrar as imagens que vemos no ecrã. Mais recentemente, surgiram uns que não têm lentes coloridas e que recorrem a tecnologia LCD, ou seja, têm sensores infravermelhos que permitem ligação sem fio ao televisor.

Em Portugal, a primeira experiência 3D em televisão chegou-nos via RTP, em 1980. A exibição de "O Monstro da Lagoa Negra" na sua versão 3D originou uma corrida à compra das revistas que forneciam óculos em cartão, cujas lentes eram de acetato, uma azul, outra vermelha. Em Maio de 2006, a mesma RTP proporcionou-nos uma semana inteira de programação a 3 dimensões, bastando comprar os óculos vendidos exclusivamente numa cadeia de hipermercados.

As novidades não ficam por aqui. Graças à parceria entre alguns fabricantes e a Skype (multinacional de comunicação via internet, que permite a transmissão de voz e vídeos gratuitamente) será possível estar confortavelmente sentado no sofá e conversar com um amigo ou familiar através do televisor. Tal só será possível com aparelhos equipados com o sistema Viera Cast, que permite a passagem de conteúdos multimedia da internet para os televisores de alta definição.

Após a fase em que alguns vaticinaram o fim da televisão, devido à explosão da internet, tudo indica que uma nova era está a chegar.

Nenhum comentário: